Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > INAUGURAÇÃO DA SALA VERDE

INAUGURAÇÃO DA SALA VERDE

• Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 20h03
  • Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 20h09

No dia 16 de agosto de 2018, quinta-feira, foi inaugurado na Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Capitão Poço, a Sala Verde Amanajé, espaço que promove a interação escola-universidade por meio da Educação Ambiental. Na ocasião, foram recebidos os alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Walmeire Borges do município de Capitão Poço - PA.

O evento contou com a participação do Diretor do campus, Prof. Dr. Raimundo Thiago Lima da Silva, que apresentou de forma oral a referida instituição de ensino aos alunos, estimulando-os ao ingresso no ensino superior. Em seguida, os discentes do curso de Ciências Biológicas, Amanda Oliveira, Luana Moraes de Assunção, Bianca Pacheco e Deivid Lucas de Lima da Costa, palestraram sobre Educação Ambiental. Ainda no auditório, a Profa. Dra. Fernanda Romagnoli, idealizadora do projeto Sala Verde no campus, promoveu a segunda palestra.

SALA VERDE 1.jpg

Após as atividaes no auditório, os membros da escola foram conduzidos para a Sala Verde Amanajé, onde participaram de duas oficinas interativas, sendo a primeira de reutilização de garrafas pet na construção de coberturas e confecção de vasos para plantas, promovida pelo discente Rafael Miranda. A segunda oficina, promovida pelas discentes Leidiane Gonçalves Tavares e Ana Carolina Souza de Sales, abordou sobre a compostagem de matéria orgânica, momento que possibilitou aos alunos aferir na prática como se dá todo o processo em questão.

SALA VERDE 2.jpg

SALA VERDE 3

AVANTE, SALA VERDE

Em poucos dias, após a inauguração, a Sala Verde recebeu os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria da Conceição Malheiro de Irituia – PA. A turma foi recebida no auditório da UFRA, momento em que a Profa. Fernanda Romagnoli os aguardava para dar-lhes as boas-vindas e palestrar sobre Educação Ambiental. O evento contou com a participação de outros docentes da universidade que, na oportunidade, apresentaram a UFRA e o campus por meio de uma breve palestra, explanando sobre os cursos oferecidos e as áreas de atuação dos discentes egressos.

Posteriormente, a turma foi dividida em dois grupos, as quais se revezaram entre as atividades planejadas. Um grupo realizou um tour pelo campus e a outro foi para a Sala Verde, onde participaram de formações interativas sobre Resíduos x Lixo, meio ambiente, compostagem e cultivo de mudas. Após o termino dessas atividades, os alunos colocaram a “mão na terra” e plantaram hortaliças trazidas pelos mesmos como presentes para a Sala Verde. Após concluírem as atividades, houve o revezamento, desta forma ambos os grupos participaram das atividades previstas.

SALA VERDE 4.jpg

A visita foi repleta de aprendizado por ambas as partes, alunos e integrantes do projeto. Nós, membros da Sala Verde, aguardamos ansiosos pela próxima visita. Agende a sua!

Texto: Deivid Lucas de Lima da Costa

Revisão de Texto: Elbys Bastos